Se as camadas acadêmicas compostas por doutores e estudantes da pós-graduação stricto sensu possuem seus locus de difusão para os seus trabalhos, a nova camada de jovens pesquisadores – os bolsistas de iniciação científica – ainda possui um rol de opções limitadas de publicações. É para esse público-autor que a revista Anagrama buscou, desde sua criação no 2º semestre de 2007, se consolidar como um espaço organizacional de publicação em Ciências da Comunicação.

É como um espaço de publicização, que permite que jovens pesquisadores – em sua fase primeira da formação acadêmica, ou seja, cursando a Graduação – divulguem suas pesquisas, auxiliando-os sua entrada no campo científico e possibilitando, para o futuro, uma busca por uma maior consolidação do campo comunicacional.

Fundada pelas professoras Mayra Rodrigues Gomes e Rosana de Lima Soares, bem como por uma pesquisadora da pós-graduação, Andrea Limberto Leite, e dois pesquisadores de (na época) iniciação científica, Eliza Bachega Casadei e Rafael Duarte Oliveira Venancio, ela encapava a ideia de se criar uma revista online que publicasse artigos científicos dos resultados das pesquisas dos bolsistas de iniciação científica, bem como trabalhos científicos realizados por demais alunos de graduação, tanto monografias como trabalhos de conclusão de curso. Além da demarcação do público-autor, a revista Anagrama só publicaria artigos com temáticas relacionadas às mídias.

Ora, em 2007, no Departamento de Jornalismo e Editoração da Universidade de São Paulo não havia ainda tal espaço de publicação na Graduação. Para esses autores, os espaços estavam dentro dos veículos laboratoriais (Notícias do Jardim São Remo, Agência Universitária de Notícias, Jornal do Campus, Claro! e a revista Babel), de publicações literárias (revista Originais Reprovados e o JECA) ou de veículos midiáticos produzidos pela J. Junior, empresa júnior do curso de Jornalismo, ou pela Com-Arte Jr., empresa júnior do curso de Editoração.

A escolha do nome Anagrama para essa publicação possui uma influência forte na definição de sua linha editorial. Tal como é descrito a cada edição: "Anagrama, de acordo com o dicionário Aurélio, significa “palavra formada pela transposição das letras de outra”. Este nome foi escolhido, justamente, pela série de relações a que esta palavra remete. Anagrama pode significar tanto a inversão das letras das palavras de forma a compor uma nova, assim como, entre outros significados, uma leitura diagonal ou transversal que traz à luz novos sentidos para um texto. Ela nos faz lembrar de jogos de linguagem, combinações de disciplinas, interpenetração de meios e isso parece ser exatamente o que queremos explorar: todas as relações que são imagináveis entre as mídias, ou seja, os meios que propagam a cultura" (ANAGRAMA, 2009: 1).

Lançada em setembro de 2007 no site www.usp.br/anagrama , a revista Anagrama, publicada trimestralmente, já publicou nos seus quatro anos, mais de 250 textos provenientes de diferentes de ensino. Na última edição do segundo ano da revista, a Anagrama ganhou um mirror indexador na Internet: o portal Univerciência de revistas de acesso aberto em Ciências da Comunicação. Através do endereço www.revistas.univerciencia.org/index.php/anagrama/index , a publicação pode ser acessada junto com outras 24 revistas lusófonas da área, possibilitando a ampliação de sua visibilidade, tanto para leitores como para futuros autores.

Atualmente, a revista Anagrama aceita colaborações de trabalhos originais e inéditos, de autoria individual ou coletiva, sob a forma de artigo, ensaio, resenha ou dossiê. O tamanho varia de acordo com o gênero do texto: de 10 a 15 páginas (ou de 27 mil a 34 mil caracteres) no caso de artigos e ensaios e de 03 a 07 páginas (ou 7 mil a 16 mil caracteres) no caso de resenhas e de 20 a 50 páginas no caso de dossiês.

O envio de textos pode ser de duas formas: 1) via submissão eletrônica no site do portal Univerciência. A partir deste método, o autor poderá acompanhar o caminho de avaliação do paper a partir do site; e 2) via email (anagrama@usp.br). O caminho de avaliação do paper será comunicado ao autor através da troca de emails com a equipe editorial da revista.

Os textos enviados são avaliados por, no mínimo, dois membros do conselho editorial escolhidos aleatoriamente. Sua avaliação será baseada em uma ficha elaborada segundo critérios de relevância. Em caso de discordância dos avaliadores, o voto de desempate cabe aos editores executivos. Todos os artigos selecionados, então, serão encaminhados para receber o aval dos editores responsáveis.

O objetivo da revista Anagrama é o de contribuir para este o campo da comunicação, a partir da publicização de estudos pouco abarcado pelas revistas tradicionais. Neste sentido, a revista espera atuar como um fator de estímulo para jovens pesquisadores que, no futuro, colaborarão para a consolidação do campo de estudos em comunicação. Podemos assim indicar que a revista Anagrama cumpre com o seu “lema” não-oficial, porém presente em todos os editoriais, que a publicação dos artigos de jovens pesquisadores não signifique apenas um passo na carreira dos autores, mas sim um exercício de divulgação de pesquisas para seus pares e para a sociedade em geral.

Eliza Bachega Casadei e Rafael Duarte Oliveira Venancio

Conheça a revista Anagrama:

GRUPO DE ESTUDOS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM (ECA-USP)

Endereço: Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900