DISCIPLINA: CIÊNCIAS DA LINGUAGEM: FUNDAMENTOS DAS PRÁTICAS MIDIÁTICAS II


Código: CJE 586
Docentes: Profa. Dra. Mayra Rodrigues Gomes e Profa. Dra. Rosana de Lima Soares
Monitores PAE: Leandro Carabet e Thiago Venanzoni
Matutino – Segunda feira (10h00 às 12h40)
Noturno – Segunda feira (19h30 às 22h00)

Objetivos do curso:
1) Oferecer aos alunos um panorama das reflexões sobre as mídias.
2) Introduzir os alunos a metodologias da análise de discurso.
3) Explorar os textos icônicos/verbais: a preponderância nas mídias.

CRONOGRAMA - 2º SEMESTRE – ANO 2015

TEXTOS CENTRAIS

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo, Loyola, 1996.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo, Parábola, 2008.


1) Os meios, a mensagem e a comunicação.
Dia 03 de agosto.
Apresentação do curso, planejamento e formação dos grupos para os trabalhos.

2)O conceito de texto. A noção de discurso.
Dia 10 de agosto.
Aula expositiva e atividade em classe.

3) A produção da verdade e os processos de interdição da fala. O sujeito nos discursos.
Dia 17 de agosto
Aula expositiva e atividade em classe.
Texto de referência: FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso . São Paulo, Loyola, 1996.

4) A perspectiva disciplinar dos discursos circulantes. Discursos no campo jornalístico.

Dia 24 de agosto.
Aula expositiva e atividade em classe.
Texto de referência: CHARAUDEAU, Patrick. “Conclusão: contrato midiático, máquina de construir espaço público e opinião pública”; “Do espaço público” e "Da opinião à opinião pública”. In: Discurso das mídias. São Paulo, Contexto, 2006, pp.114-125.São Paulo, Companhia das Letras, 2005.


5) Introdução à análise de discurso
Dia 31 de agosto.
Supervisão dos trabalhos finais.
Textos de referência:
BRANDÃO, Helena H. N. “Analisando o discurso”. Portal da Língua Portuguesa (mimeo), s/d.
ORLANDI, Eni P. “A Análise de Discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil”. Unicamp (mimeo), s/d.

Semana da Pátria (7 a 11 de setembro).

6) Discursos verbais: o testemunho do testemunho e a estratégia realista ou referencial.
Dia 14 de setembro
Aula expositiva e atividade em classe.
Textos de referência:
BARTHES, Roland. “O efeito de realidade”. In: O rumor da língua. São Paulo, Brasiliense, 1988.
BARTHES, Roland. “Estrutura da notícia”. In: Crítica e verdade. São Paulo, Perspectiva, 1970.

7) Discursos imagéticos: de uma estratégia realista a um laço social.
Dia 21 de setembro
Aula expositiva e atividade em classe.
Textos de referência:
ECO, Umberto. “A neo-TV”. In: Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.
ECO, Umberto. “Tevê: a transparência perdida”. In: Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.

8) Os nós do discurso: as ideias fonte e os estereótipos.
Dia 28 de setembro.
Supervisão dos trabalhos finais.
Textos de referência:
GREGOLIN, Maria do Rosario. “Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, Mídia e Consumo. Volume 4, número 11, 2007, pp. 11-25.
POSSENTI, Sirio. “Uma representação humorística do feminino”. Estudos Linguisticos. Volume XXXV, 2006, pp. 1844-1851.

9)A perspectiva de Maingueneau: as leis do discurso e a cena de enunciação.
Dia 05 de outubro.
Aula expositiva e atividade em classe.
Textos de referência:
MAINGUENEAU, Dominique. “Primado do interdiscurso”; “Uma semântica global”. In: Gênese dos discursos. São Paulo, Parábola, 2008.
MAINGUENEAU, Dominique. “As leis do discurso”; “Diversas competências”. In: Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez, 2002, pp.31-50.

Feriado (12 de outubro).

10)A perspectiva de Bakhtin: discurso, interdiscurso, intertextualidade.
Dia 19 de outubro.
Aula expositiva e atividade em classe.

Textos de referência:
BAKHTIN, Mikhail. “Os gêneros do discurso”. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BAKHTIN, Mikhail. “O problema do texto”. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

11) A análise de discurso crítica: práticas sociais e embates discursivos.
Dia 26 de outubro.
Aula exposiiva e atividade em classe.

Textos de referência:
MELO, Iran Ferreira. “Análise do discurso e análise crítica do discurso: desdobramentos e intersecções”. Língua Magna. Ano 5, número 11, 2009.
RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. “Ciência social crítica e análise de discurso crítica”. In: Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

Feriado (2 de novembro).

12)Discursos midiáticos: visibilidades e identidades.
Dia 9 de nopvembro .
Apresentação parcial dos trabalhos.

13)Supervisão dos trabalhos finais.
Dia 16 de novembro
Atendimento aos grupos.

14)Wiki: a práxis em hipertexto.
Dia 23 de novembro. Apresentação final dos trabalhos.

15)Entrega dos trabalhos.
Dia 30 de novembro

Encerramento,

AVALIAÇÃO:
1) atividades em classe que compreendem, a partir dos textos indicados, a apresentação da aplicação de conceitos estudados a produtos das mídias em geral. Todos os alunos deverão participar das atividades indicadas.
2) Trabalharemos durante todo o semestre com a construção de um texto individual através de ferramenta Wiki.
3) A avaliação final levará em conta as atividades realizadas em classe e a intervenção no texto interativo que serão computados como presença/participação, sem a qual haverá decréscimo na nota.
4) O trabalho final, base para a avaliação final, consistirá consistirá de artigo em grupo e de pequeno comentário individual sobre a experiência com a construção de texto interativo.

PROCEDIMENTOS E CRITÉRIOS:
1)Sobre a participação no site wiki:
As classes serão divididas em grupos de trabalho (3-4 integrantes no máximo). Cada grupo escolherá um foco de exploração a partir das aulas expositivas e dos textos recomendados pela disciplina. A cada grupo será alocada uma página principal no site wiki de sua classe, página a ser nomeada segundo escolha dos participantes do grupo para realização do artigo final em grupo.
2)Sobre calendário de participação:
A cada mês pelo menos uma aula será dedicada ao desenvolvimento do trabalho final, em diferentes etapas. O último mês de aulas terá a apresentação do trabalho em duas partes: parcial e final, ambas compondo a nota final do trabalho.
3)Sobre a avaliação final:
A participação nos exercícios em classe (incluindo a leitura dos textos indicados) e as contribuições efetuadas no site wiki comporão uma nota que será somada à nota dada ao artigo/produto final do site wiki. O resultado corresponderá à avaliação final na disciplina.


ENDEREÇOS ELETRÔNICOS
Site dos textos para leitura: http://www2.eca.usp.br/Ciencias.Linguagem/

Site wiki: www.usp.br/cje/jorwiki/

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O TUTORIAL DO WIKI

BIBLIOGRAFIA

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BARTHES, Roland. Crítica e verdade. São Paulo, Perspectiva, 1970.

BARTHES, Roland. “A mensagem fotográfica”. In: Costa Lima, Luiz. Teoria da Cultura de Massa. Rio de Janeiro, Editora Saga, 1969.

BOURDIEU, Pierre. Sobre a televisão. A influência do jornalismo. Rio de Janeiro, Zahar Editor, 1997.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. Campinas, Editora da Unicamp, 1997.

BRANDÃO, Helena H. Nagamine. “Analisando o discurso”. Portal da Língua Portuguesa (mimeo), s/d.

BURKE, Peter. A arte da conversação. São Paulo, Unesp, 1995.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.

DEBRAY, Régis. Vida e morte da imagem; uma história do olhar no ocidente. Petrópolis, Vozes, 1994.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas, Pontes, 1987.

ECO, Umberto e SEBEOK, Thomas. O signo de três. Dupin, Holmes, Peirce. São Paulo, Perspectiva, 1991.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1989.

ECO, Umberto. Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1984.

FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília, Editora UnB, 2001.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro, Forense Universitária, 1997.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo, Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo, Martins Fontes, 1995.

FOUCAULT, M. O que é um autor? São Paulo, Passagens, 1997.

FREITAS, Jeanne Marie Machado de. Comunicação e psicanálise. São Paulo, Escuta, 1992.

GOMES, Mayra R. Jornalismo e ciências da linguagem. São Paulo, Edusp/Hacker, 2000.

GOMES, Mayra R. Repetição e diferença nas reflexões sobre comunicação. São Paulo, Annablume, 2001.

GOMES, Mayra R. Poder no jornalismo. São Paulo, Edusp/Hacker, 2003.

GREGOLIN, Maria do Rosario. “Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação, Mídia e Consumo. Volume 4, número 11, 2007.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo, Cultrix, 1989.

KERCKHOVE, Derrick de. Brainframes: technology, mind and business. Mac Bay, Amsterdam, 1991.

KRISTEVA, Julia. História da linguagem. Lisboa, Edições 70, 1974.

LÉVY, Pierre. A inteligência coletiva. São Paulo, Loyola, 1998.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro, Editora 34, 1993.

LIPPMANN, Walter. “Estereótipos”. In: STEINBERG, Charles S. (org.). Meios de comunicação de massa. São Paulo, Cultrix, 1972.

MAINGUENEAU, Dominique. Gênese dos discursos. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. São Paulo, Cortez, 2002.

MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendências em análise do discurso. Campinas, Pontes, 1993.

MELO, Iran Ferreira. “Análise do discurso e análise crítica do discurso: desdobramentos e intersecções”. Língua Magna. Ano 5, número 11, 2009.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, Pontes, 1999.

ORLANDI, Eni P. “A Análise de Discurso em suas diferentes tradições intelectuais: o Brasil”. Unicamp (mimeo), s/d.

PÊCHEUX, Michel. O discurso, estrutura ou acontecimento. Campinas, Pontes, 1990.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, Unicamp, 1995.

PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo, Perspectiva, 1977.

POSSENTI, Sirio. “Uma representação humorística do feminino”. Estudos Linguísticos. Volume XXXV, 2006.

RESENDE, Viviane de Melo; RAMALHO, Viviane. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006.

SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. 12ª ed. São Paulo, Cultrix, s/d.

SOARES, Rosana de Lima. Imagens veladas: Aids, imprensa e linguagem. São Paulo, Annablume, 2001.

SOARES, Rosana de Lima. “Margens do jornalismo: linguagem e discurso”. Galáxia (PUC), v.10, 2005.

SOARES, Rosana de Lima. Margens da comunicação: discurso e mídias. São Paulo, Fapesp/Annablume, 2009.

TODOROV, T. Os gêneros do discurso. São Paulo, Martins Fontes, 1980.

VERÓN, E. A produção de sentido. São Paulo, Cultrix/Edusp, 1981.

VILCHES, Lorenzo. Teoria de la imagen periodística. Barcelona, Paidós, 1987.

WOODWARD, Kathryn. “Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual”. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, Vozes, 2000.

GRUPO DE ESTUDOS CIÊNCIAS DA LINGUAGEM (ECA-USP)

Endereço: Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, São Paulo, CEP: 05508-900