Até 2015, a sequência de disciplinas de Ciências da Linguagem oferecidas pelo Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da USP organizava-se em três cursos: Ciências da Linguagem I, Ciências da Linguagem II e Ciências da Linguagem III. O módulo I era ministrado pela Profª. Drª. Mayra Rodrigues Gomes; o módulo II era compartilhado pelas professoras Rosana de Lima Soares e Mayra Rodrigues Gomes; o módulo III, por fim, era ministrado pela Profª. Drª. Rosana de Lima Soares.
Com a reforma curricular que desenhamos e foi implantada a partir de 2015, temos, na atualidade, somente dois módulos, com carga horária maior, ministrados, em compartilhamento, pelas professoras acima mencionadas.
Desenvolvemos, a partir de 2005, projeto didático junto a essas disciplinas, hoje somente Ciências da Linguagem I e Ciências da Linguagem II, que envolve a criação de sítio da ferramenta Wiki para que os alunos componham seus trabalhos semestrais em ambiente hipertextual. A plataforma Wiki permite a inserção e edição colaborativa de conteúdos, criando facilmente páginas hipermídias e links, usando, durante muito tempo, um software livre adotado também pela Wikipédia.
Com esse projeto, muito experimentamos, observamos e aprendemos. Com a publicação de artigos sobre nossos resultados, divulgamos esse trajeto.
De 2005 até 2012, os trabalhos dos alunos nessas disciplinas foram realizados em ambiente Wiki, com as características já mencionadas. Pioneiro em sua época, o recurso à mídia de hipertexto tornou-se procedimento, desde então, bastante comum em sala de aula. No entanto, nosso projeto conserva seu ineditismo ao considerarmos a natureza das disciplinas que ministramos: teóricas, sobre linguagem, com reflexão aplicada às produções midiáticas.
Ao longo desses anos, tivemos, volta e meia, problemas com a conservação dos trabalhos. Sediados em servidor da USP, houve diversos momentos em que se perderam, por instabilidade do servidor, por hackeamento e por reformas no servidor. De algum modo, sempre recuperávamos e conseguíamos reimplantar as páginas Wiki perdidas.
Exemplo tirado em print screen da produção wiki do curso de Ciências da Linguagem II, no segundo semestre de 2005, testemunho de nossa atuação:

Até que, em 2012, com uma reforma geral do servidor USP, houve perda total das páginas – perda essa que coincidiu com reforma no site do CJE. Aproveitamos a oportunidade para tentar uma situação mais estável, em que teríamos mais condições de controle direto. Pedimos ao responsável pelo site do CJE, Ulisses Rodrigues de Paula, que criasse um espaço para a produção discente com propriedades Wiki: basicamente, com o uso de links e a importação de imagem a partir das quais as hipermídias se constroem.
Desde então temos trabalhado, alunos e professores, a partir das páginas que, com a supervisão da pós-graduanda Nara Lya
Cabral Scabin, têm sido criadas a cada semestre, matutino e noturno, e encontram-se registradas neste site sob a rubrica Wiki.
Ao mesmo tempo, uma parte da produção da disciplina Ciências da Linguagem III, ministrada até 2015 pela Profª. Drª. Rosana de Lima Soares, foi construída fora dessas páginas, propiciando aos alunos uma experiência multimidiática com o uso de diferentes plataformas (redes sociais, wiki, sites), articuladas a partir de um blog desenvolvido pelos alunos. Dentre seus objetivos, a disciplina visava: a) aprofundar a compreensão da noção de (hiper)texto em suas relações com o fazer jornalístico; b) apresentar os conceitos de autor/escrita e leitor/leitura em suas relações com a produção (hiper)textual; c) realizar exercícios de crítica e análise de (hiper)textos jornalísticos.
A proposta dos trabalhos finais exigia diferentes habilidades: além da produção textual e do desenvolvimento de conteúdos, aspectos visuais também eram considerados, bem como o uso de links, hipertextos, imagens (fotografias ou vídeos), áudio e diagramação específica para páginas na web. Divididos em grupos, os alunos deveriam elaborar artigos de crítica de mídia em formato hipertextual (wiki/blog), tendo como enfoque principal o acompanhamento regular e sistemático de temas/produtos/veículos midiáticos. Cada grupo deveria definir os conteúdos a serem analisados (de preferência, com grande variedade: jornais e revistas da grande imprensa e alternativos, publicações laboratoriais, programas de televisão ou rádio, sites da internet, livros-reportagem escritos por jornalistas, produtos audiovisuais etc.), acompanhando periodicamente suas publicações, organizando o material coletado e a forma de análise de seus conteúdos/cobertura. Ao final, o trabalho deveria realizar um mapeamento do discurso jornalístico/midiático em formatos específicos, acompanhando as produções midiáticas escolhidas e mantendo o caráter hipertextual dos textos.
Até o ano de 2012, os trabalhos do curso de Ciências da Linguagem III também eram desenvolvidos em formato Wiki, alternando entre a produção de uma reportagem multimídia ou artigos com análise crítica da cobertura das mídias. Após a reformulação da plataforma Wiki, as atividades desta disciplina passaram a ser feitas em formato de blogs e podemos notar, ao longo do tempo, seu aprimoramento não apenas em termos de conteúdos e formatos, mas também na melhor compreensão da produção de hipertextos digitais online, tanto no que diz respeito aos aspectos de produção, quanto de sua recepção por parte dos leitores. Os trabalhos dos anos de 2013, 2014 e 2015 encontram-se disponíveis nos links apresentados abaixo.
_______________________
(1)GOMES, Mayra R.; SOARES, Rosana L.; LEITE, Andrea L. “Wiki: uma experiência pedagógica”. Revista Rumores, volume 1, número 1, 2º. Semestre de 2007.
GOMES, Mayra R. e PAGANOTTI, Ivan. “Cruzando espaços: proposta de contribuição para Wikipédia”. Revista Comunicação & Educação, ano XVIII, número 1, pp. 43-54, jan.-jun. de 2013.
GOMES, Mayra R. e SOARES, Rosana L. “Sobre a confluência das linguagens nas mídias digitais” . Revista USP, volume 86, pp. 40-53, 2010.
***
|